Bem vindo!

Bem-vindo a disciplina Recuperação da Informação

Aqui teremos dicas sobre como recuperar a informação

Esta página permite a interação direta em nossa disciplina Recuperação da Informação, ministrada no primeiro semestre do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC pela professora Ursula Blattmann.
90912-144.jpg?size=67&uid={94f96b3e-b2a1-4a66-903a-29d6bdbaab16}
Welcome to your new site!

foto.gif

Galera novidades no Firefox, Vejam:
Versão 4 do Firefox vai apostar em redes sociais na Web
Reportagem

Aureliana

Queridos colegas da nossa turma!!

Bom dia a todos, recebi um e-mail e gostaria de repassar espero que leiam e gostem :
Abraço Deyse ; )

Wikis produtivos
18/04/2007
Por Matthew D. Sarrel

A Evolved Media Networks é uma empresa pequena de Nova York que escreve livros, apostilas e documentação técnica para outras empresas. Sua estrutura limita-se a um editor/analista e vários redatores. O editor entrevista experts sobre tecnologia, outro funcionário transcreve e organiza as entrevistas e depois os redatores começam a escrever. “Em um projeto recente, nós criamos um livro sobre SAP de 450 páginas, altamente técnico, usando dois editores/analistas e cinco redatores”, diz Dan Woods, fundador da empresa. Um projeto grande? Sim. Mas um sistema de gerenciamento de conteúdo tradicional, com entrada e saída de documentos e administrações com privilégios de usuários, seria uma solução exagerada.

Os membros da equipe seguem tudo que está sendo feito usando um wiki. “O valor dos wikis está no fato de que um grupo de pessoas pode trabalhar como equipe de uma forma diferente”, diz Woods. “O conteúdo é compartilhado e o progresso de cada um é visível para o outro. Não é o meu ou o seu capítulo. Agora é o livro e um trabalho conjunto”.

Como criar um
Um wiki (a palavra é o diminutivo de wiki wiki, termo havaiano que significa rápido rápido), é um site que permite que os visitantes adicionem, removam e editem o conteúdo facilmente. Os wikis são eficazes por serem fáceis de configurar e usar. Provavelmente, o exemplo mais famoso e conhecido de um wiki público seja a Wikipedia (www.wikipedia. org).

Entre as dicas que listamos a seguir, estão alguns dos serviços mais populares para experimentar. Leve em conta a recente aquisição do JotSpot, um dos nossos serviços favoritos, pelo Google; isso pode significar que a gigante das buscas pretende oferecer serviços de hospedagem de wikis.

Escolha um líder. Os wikis estão ligados a democracia e colaboração, mas alguém na sua organização vai precisar ser o responsável. Isso significa ter uma responsabilidade básica sobre o wiki, inserir informações e motivar os outros a contribuir. Se o wiki não contiver informações valiosas, ele vai secar e morrer.

O líder deve treinar e educar os usuários, modificar a funcionalidade e a aparência do wiki e relacionar o conteúdo para tornar o acesso à informação o mais fácil possível aos usuários.

Estruture seu wiki. Um wiki pode ser altamente estruturado ou bem solto. No mínimo, você vai querer manter as anotações de reuniões, lista de tarefas, as páginas das equipes e dos membros, e os documentos principais no seu wiki.

Torne a colaboração uma prioridade. Encoraje a sua equipe a usar o wiki e garanta que a sua estrutura e conteúdo sejam flexíveis e úteis. A melhor forma de deixar um wiki morrer é simplesmente ignorá-lo.
Teste os serviços. Você pode experimentar com formatos e aprender como um wiki pode ajudar a sua equipe a se comunicar. Aqui apresentamos algumas sugestões.

Wikispaces (gratuito com publicidade ou US$ 5 por mês sem anúncios, www.wikispaces. com) é um serviço de wiki simples, voltado para os consumidores. Comece com um tour bastante acessível pelo site.

Twiki (gratuito, www.twiki.org) é um wiki estruturado para colaboração corporativa e gerenciamento interno de informações. As novas entradas são feitas com o preenchimento de formulários baseados em HTML que categorizam o conteúdo e o posicionam na base de dados.

Socialtext (gratuito para até cinco usuários; mais do que isso, os preços variam de acordo com a escala de uso, mas continua gratuito para projetos open source; www.socialtext. com) tem várias opções de uso, de nível pessoal a corporativo.

Mediawiki (gratuito; www.mediawiki. org) é um bom wiki público externo. Os Wikis tendem a serem páginas principalmente com texto. Os usuários criam novas páginas ou modificam as existentes usando uma combinação de texto e código de marcação (markup). Uma home page lista os documentos recentemente modificados ou incluídos no sistema.

Evolved Media Network:

Tamanho: 20 freelancers
Desafio: Organizar uma equipe de redatores, clientes, transcritores, designers e produtores para melhorar a comunicação de cada projeto.
Solução: Twiki (gratuito)
Economia: 90% do tempo de administração; 20 horas-homem por semana

Os Wikis vão ser usados por pelo menos 50% das empresas até 2009.
Fonte: Gartner

Empresas com sites internos:

Existe 1,4 milhão de empresas de serviços nos EUA com entre 5 e 1.000 empregados. Menos de 5% delas têm um site interno.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.